24 de Maio Coração Aquecido!

A geração que Deus procura:Corações aquecidos e apaixonados por Ele


“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchia o templo”. Is. 6.1

Neste mês de maio diante de tantas comemorações, como o dia das mães, mês da família, lembramos também como Igreja Metodista de uma experiência de fé que marcou a vida de John Wesley fundador do Movimento Metodista que ficou registrado como o dia do coração aquecido. Em maio de 1738, mais precisamente no dia 24 em uma reunião, Wesley teve uma profunda experiência com Deus. Assim ele relata em seu diário:

“À noite eu fui de má vontade à sociedade na Rua Aldersgate, onde alguém estava lendo o prefácio de Lutero pra a Epístola aos Romanos. Cerca de um quarto para as nove, enquanto ele estava descrevendo a mudança que Deus opera no coração pela fé em Cristo, eu senti o meu coração estranhamente aquecido, senti que realmente acreditava em Cristo, apenas em Cristo para a salvação, e uma segurança me foi dada que Ele havia levado meus pecados, sim os meus, e me salvado da lei do pecado e da morte”.

A citação acima nos leva compreender um pouco o que se passou no coração deste homem, após vivenciar algo novo diante da presença de Deus. O dia do coração aquecido para nós metodistas nos remete a um marco na vida espiritual de um homem, que inflamado por sua experiência com o Espírito Santo, saiu pregando a salvação pela fé. Ao pensar sobre esta experiência ocorrida com Wesley, comecei a refletir sobre a conversão o ápice da graça do perdão dos pecados e o desejo de viver nova vida em Cristo Jesus.

A conversão produz mudanças na nossa relação com Cristo. Ele entra em nossa vida e se une à nossa história. O Senhor passará a vivenciar pensamentos e ações, participará de todos os momentos do nosso cotidiano, porque passamos a trazê-Lo no coração. Nossa vida torna-se sua habitação. Assim, Ele agora é inseparável de nós. É uma segurança! Jamais estaremos sozinhos ou perdidos! Onde quer que estivermos, seja qual for a situação, ele estará presente. 

Contudo, quando não há conversão, o processo não é integral e genuíno, Cristo estará em nossa vida, mas não se tornará “SENHOR”. Acrescentamos Ele à nossa vida como um novo eletrodoméstico muito bom e útil. Será um Deus conosco para realizar nossas vontades, pronto para ser acionado quando nosso bem estar estiver de alguma forma ameaçado. Com Ele teremos prosperidade, saúde, soluções rápidas, seguras e baratas. Desta maneira, pergunta-se: quem não aceitaria um “Jesus” assim?


Conversões distorcidas ou cristianismos parciais têm trazido sobre a igreja do Senhor uma enxurrada de críticas e desconfianças. Igrejas são instituições "suspeitas", onde encontramos pessoas de dupla personalidade: santos por dentro, carregando Jesus pendurado do lado de fora como amuleto, mas as ações e desejos gerados por um caráter comprometido, expõem Jesus a toda sorte de juízos infames.

Assim como Wesley, somos chamados/as a não nos conformar com a vida que muitas vezes optamos em vivenciar, vida aquém da média, mas experimentar algo novo diante do Senhor. Wesley antes mesmo de vivenciar essa experiência do coração aquecido, vinha de uma família cristã, filho de pais piedosos, seu pai era pastor, o próprio Wesley se tornou pastor, entretanto algo lhe faltava, existia um vazio que só foi possível ser preenchido com o aquecer do Espírito Santo em seu coração.

Wesley mesmo a contra gosto de ir aquela reunião, não desperdiçou a oportunidade de ouvir a voz de Deus e aceitar em seu coração a libertação do pecado e da morte para uma vida de abundância no Senhor tendo aconfiança somente em Cristo para a salvação.

O Senhor não está oculto, Ele procura verdadeiros adoradores, homens e mulheres dispostos ao seu agir. Ele deseja aquecer corações apaixonados por Ele. Apesar de muitas pessoas questionarem a palavra “paixão” compreendendo como algo passageiro, faço um parênteses para expressar minha posição sobre a mesma. Entendo a “paixão” como um integrante do amor, o combustível que mantém o amor irradiante, contagiante. Deus está em busca de uma geração apaixonada por Ele, geração esta que diz não ao pecado, que decide vivenciar a vida de Cristo desfrutando de uma vida não as “mil maravilhas”, mas que triunfa e alegra o coração de Deus.

Entretanto para que isso aconteça é necessário se dispor, aceitar, crer Naquele que morreu, mas ressuscitou e através do seu Espírito Santo em nós manifesta o seu poder para que possamos realizar sua missão. Não somente aceitar o seu sacrifício na cruz, mas o aceitá-lo como SENHOR, isto é acolher o seu direcionamento, obedecer aos seus preceitos, ouvir a sua voz e caminhar por um caminho sobre modo excelente. 

Não sei ao certo onde você tem colocado o Senhor em sua vida, mas naquele 24 de maio de 1738, John Wesley compreendeu que a presença do Senhor em sua vida fazia toda diferença, e ele optou por ter o Senhor definitivamente em seu coração de forma genuína. Creio que o poder de Deus foi tão grande, que não tinha outra expressão para descrever aquele momento, a não ser dizer que sentia o seu coração “estranhamente aquecido” pelo poder de Deus.


Pelo sopro vivificador do Espírito de Deus somos restaurados, seja pela conversão, renovação ou ressurreição. 

Deus é TREMENDO!
Texto Adaptado 
(Boletim Informativo IMGL)



Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADAS

O moldar de Deus em nossa vida...

DE ONDE VEM A SUA FORÇA?

O QUE DAREI EU AO SENHOR?